Uma das principais dúvidas de quem costuma cozinhar em casa é qual é a melhor carne para fazer na panela. Este é um prato bastante versátil, que pode acompanhar mandiocas, batatas e molhos com sabores bem diferente.
E mesmo que você só prepare um arroz e uma saladinha para o almoço, a carne de panela ainda cai super bem, além de ser um prato leve e proteico, excelente para o dia a dia.
Dependendo do corte escolhido e da forma de preparo, o prato fica com baixo índice de gorduras e calorias, sendo bom até para quem faz dieta e controle de peso.
No entanto, por mais versátil e saboroso que o prato seja, muita gente ainda tem dúvidas sobre qual é a melhor carne para fazer na panela.
Então, neste texto vamos falar sobre isso e também dar algumas bem legais de como fazer o preparo da melhor maneira e obter excelentes resultados.
Como escolher a melhor carne para fazer na panela?
Antes de saber qual é a melhor carne para fazer na panela, é interessante falar sobre como exatamente é o preparo deste prato tão versátil.
Para preparar a carne de panela, é preciso cortar a carne em pedacinhos, que podem ser grandes ou bem pequenos.
Depois de temperar da forma desejada, se coloca a carne na panela de pressão com um pouco de molho de sua preferência.
Além disso, pode-se colocar também acompanhamentos como batata ou mandioca, por exemplo.
Feito isso, basta esperar o cozimento, lembrando sempre que cada corte tem uma forma específica de preparo.
Em relação a qual é a melhor carne para fazer na panela, é interessante dizer que praticamente qualquer corte pode ser cozido na panela de pressão.
Existem alguns cortes que ficam mais bem cozidos assim. Sobretudo as carnes magras e fibrosas ficam com uma aparência e sabor mais acentuados.
No entanto, alguns cortes são mais fibrosos, magros e possuem um sabor mais concentrado, o que faz com que sejam os preferidos de muitas pessoas para esse preparo.
Mas hoje em dia, muitas pessoas levam em consideração o custo-benefício na hora de escolher a melhor carne para fazer na panela.
Nesse caso, é possível escolher uma carne que tenha preparo rápido, simples, com um resultado bem saboroso e que não seja muito cara.
De qualquer forma, diante de tantos tipos de cortes de carne, cada uma delas tem uma textura e sabor próprios.
Sendo assim, cada pessoa pode ter um corte favorito. O filé mignon, por exemplo, é a peça favorita de muita gente, mas é mais caro geralmente.
Mas existem outros cortes que são bons para preparar na panela de pressão, como é o caso do pescoço, acém, braço, peito, lagarto e ossobuco.
Todos esses cortes podem se tornar muito suculentos e saborosos quando estão mais macios. Além disso, a forma de preparo e os acompanhamentos escolhidos também fazem toda a diferença.
O tempero e a criatividade têm uma enorme influência no resultado final. Por isso, não se limite na hora do preparo.
Qual carne para fazer na panela é mais macia?
Esta é uma preocupação de muitos cozinheiros, pois por mais que o cozimento na panela de pressão em geral deixe a carne mais mole, se o corte não for bom, o resultado não será satisfatório.
Sendo assim, a seguir falaremos sobre quais são os cortes mais apropriados e mais saborosos para preparar uma carne de panela deliciosa e super saborosa.
Acém é uma das melhores carnes para fazer de panela
Se você costuma comprar carne, é bem provável que já tenha usado o acém muitas vezes nos seus preparos.
Isso porque este é um dos cortes mais macios e que tem um bom custo-benefício. O corte faz parte da região dianteira do bovino, e é extremamente versátil.
É possível usar o acém para preparar carne assada, picadinhos, carne moída, como bife, em ensopados e, obviamente, como carne de panela.
Tanto pela versatilidade quanto pela composição da carne, que é fibrosa e tem pouca gordura, este é um dos cortes mais usados no Brasil.
Outra característica do acém, é a elevada quantidade de colágeno na carne. Com o cozimento, ele se incorpora ao prato, deixando o molho mais espesso e a carne ainda mais saudável.
No entanto, para obter um resultado bem saboroso com este prato, é preciso ter bastante cuidado e atenção.
A começar pelo corte da peça em cubos, tudo deve ser bem controlado, incluindo a temperatura, a quantidade de água e o período indicado para cozimento.
Se você errar no tempo, a carne vai ficar muito dura ou muito mole. Muita gente deixa cozinhar demais e, no fim, o prato acaba perdendo completamente a sua estrutura, o que é desagradável.
Filé Mignon é mais uma opção para preparar na panela de pressão
Se você está em busca de uma carne verdadeiramente macia, então o vencedor é o filé mignon. Este é um corte localizado próximo ao contrafilé, sendo essa uma parte nobre do bovino.
O filé mignon é uma das melhores carnes para fazer na panela porque tem uma boa textura, sendo extremamente macia, além de ter quantidade reduzida de gordura e bastante fibra.
Esta é uma parte da traseira do animal, que por se movimentar pouco, resulta em uma carne macia, magra, sem nervos, e com uma irrigação excelente. O tamanho também é muito bom, uma vez que a peça pode pesar até 2 quilos.
E se você precisa de uma dica para preparar um delicioso filé mignon, que tal fazer a carne na panela com molho madeira?
Usando molho madeira e outros ingredientes como cebola, alho e champignon, o resultado é uma carne super saborosa, que pode ser preparada em pouco tempo.
Como deixar a carne de panela bem macia?
Mesmo que você não compre a melhor carne para fazer na panela, que seja mais macia, a boa notícia é que dá para deixar o corte extremamente agradável com algumas dicas simples.
Se você deseja obter um prato delicioso, vai precisar de uma carne mais delicada. Para te ajudar com a sua próxima receita, daremos algumas dicas valiosas:
- A primeira opção é adicionar bicarbonato de sódio à carne e então aguardar por mais ou menos duas horas. Depois disso, basta passar a peça em água e adicionar o tempero normalmente;
- Outra dica simples que você pode usar é deixar a carne marinando durante mais ou menos duas horas em uma mistura de azeite com vinagre;
- Você também pode marinar a carne com vinho ou cerveja, o que é uma opção que funciona super bem e que ainda deixa o corte com um sabor delicioso;
- Colocar suco de limão sobre a peça e deixar o corte marinando durante pelo menos uma hora antes de cozinhar.
Viu só, com algumas dicas bem simples e baratas é possível conseguir um resultado incrível mesmo que você não use a melhor carne para fazer na panela.
Cada uma dessas receitas é capaz de deixar a carne bem macia, além de conferir um sabor todo especial.
Tenha atenção ao usar a panela de pressão
Para preparar uma refeição saborosa, você também vai precisar de uma boa panela de pressão.
Isso porque essas são práticas, seguras e bastante eficazes. Além disso, os modelos confiáveis possuem o selo do Inmetro, que é fundamental para garantir a qualidade e a segurança.
No entanto, apenas isso não basta. Na hora do preparo você ainda deve ter cuidados que são essenciais.
Primeiramente, sempre antes de usar a panela de pressão, confira a situação das borrachas, válvulas e da tampa da panela.
É importantíssimo que todas as partes estejam íntegras para evitar acidentes. A panela de pressão não deve jamais estar amassada, sobretudo se a tampa ficar mal encaixada.
Na hora de adicionar os ingredientes, a água e o molho, tenha um cuidado especial em usar no máximo 2/3 da capacidade da panela para evitar entupimentos e vazamentos.
É importante também que ao longo do cozimento, você não mexa na panela, e que tenha bastante atenção em verificar se a válvula vai soltando vapor ao longo de todo o tempo de cozimento.
Após o término do preparo, desligue o fogo e espere que a panela elimine todo o vapor sozinha antes de você abrir ela. Tenha atenção ao risco de explosão.
Conheça outros tipos de carnes para fazer na panela
Além do acém e do filé mignon, existem outros cortes de carne excelentes para preparar na panela.
A seguir falaremos sobre alguns deles e as suas especificações para que você tenha mais opções para o preparo de refeições.
Músculo
Bastante semelhante ao acém, este é mais um tipo de corte que tem pouca gordura e é rico em colágeno.
No entanto, para que o músculo fique no ponto certo, é preciso usar uma maior quantidade de caldo.
Outro ponto é que existe o músculo traseiro e dianteiro, sendo que você tem a opção de escolher a sua parte favorita.
Esta é uma opção com um bom custo-benefício, e se você souber como preparar adequadamente, terá como resultado uma carne de panela macia e saborosa.
Costela
Quando o assunto é encontrar a melhor carne para fazer na panela, a costela é um dos cortes favoritos.
A costela possui ossos maiores e mais largos em relação a outros tipos de cortes. Além disso, o sabor e a textura deste corte são bem específicos, de modo que o resultado no preparo do prato é incrível.
O preparo nesse caso deve ser feito com o osso, de modo que se possa alcançar um sabor e textura únicos. Então, realmente você precisa provar para entender essa diferença.
Fraldinha
Este corte também é chamado aba de filé, e a grande diferença aqui é que existem feixes musculares mais grossos e, também, mais alongados.
Esta é uma excelente parte do bovino para se preparar carne de panela, além de outros pratos, como ensopados, picados, cozidos e, até mesmo, carne moída.
É uma excelente opção preparar a carne na panela com cebola, além de outros condimentos, incluindo pimenta e sal.
Para o cozimento, deve-se aguardar mais ou menos trinta minutos mantendo o fogo baixo.
Paleta
A paleta é uma ótima carne para fazer na panela, sendo considerada como o lagarto dianteiro. A sua característica principal é a maior quantidade de gordura na região interna.
No momento do cozimento, essa gordura vai derretendo, adicionando um sabor delicioso ao preparo.
É importante dizer que este corte deve ficar bem cozido para ser agradável, pois esta é uma parte mais dura do bovino.
Uma grande vantagem nesse caso é o preço, uma vez que o custo-benefício da carne de panela é excelente.
Afinal, qual é a melhor carne para fazer na panela?
Primeiramente, tenha em mente que não existe uma resposta certa para essa pergunta, visto que o corte certo para uma pessoa pode não ser o mais adequado para outra.
A melhor carne para fazer na panela é aquela que tem sabor agradável, que tenha uma textura boa e que caiba no seu orçamento.
Além disso, você deve avaliar a quantidade de gordura que existe em cada um dos tipos de carnes, para definir qual pode se adequar melhor. O mesmo deve acontecer com a quantidade de fibras.
Em relação ao financeiro, os cortes mais baratos com certeza são o acém, costela, paleta e músculo.
Sabendo como preparar corretamente, é possível obter excelentes resultados e ter uma carne de panela macia e deliciosa.
Acém e filé mignon são os cortes mais macios e que as pessoas mais gostam de fazer na panela. Sabendo usar os acompanhamentos ideais e fazer o preparo adequado, é possível facilmente elaborar um prato muito saboroso.
Mas uma refeição deliciosa vai bem além da escolha da melhor carne para fazer na panela. É preciso adquirir uma boa peça e começar o preparo pelo corte em pedaços de tamanho mediano.
Além disso, escolha os acompanhamentos ideais, incluindo legumes, como batata, cenoura, mandioca, cebola ou o que mais você preferir.
Seguindo todas as nossas dicas, você conseguirá elaborar refeições deliciosas, e os seus preparos farão o maior sucesso.
Conclusão
A melhor carne para fazer na panela deve ser escolhida com muito cuidado, observando-se as suas características.
Mas lembre-se de que os cuidados com o preparo são fundamentais para se obter excelentes resultados.