Melhores Tesouras de Poda

É fato que as árvores e os arbustos necessitam de cortes frequentes para que cresçam saudáveis e belos. No entanto para que o serviço fique bem feito e para que não seja necessário despender muito esforço, é preciso ter um bom equipamento. Por isso, hoje você vai conferir quais são as melhores tesouras de poda.

Existem atualmente muitos alicates de poda, feitos com diferentes materiais e, com apresentações de modelos e tamanhos diversos.

Algumas delas são específicas para determinados tipos de vegetais, podendo ser ineficiente se for usada de forma errada.

Por isso é essencial conhecer quais são as características e saber quais são as melhores tesouras para podar galhos em 2024 para fazer a escolha corretamente. Veja mais sobre esse assunto a seguir.

Melhores Tesouras para Poda de 2024

1

Felco F-2

Melhor Tesoura de Poda

2

Tramontina Tesourão de Poda Tipo Bypass

Melhor Tesoura para Poda de Galhos Grossos

4

Tramontina Profissional Sweet Garden

Melhor Tesoura de Poda Custo Beneficio

5

Vonder Tp 3208

Melhor Tesoura para Poda 8" Uso Geral

6

Trapp TS-3124

Tesoura Poda Profissional Aço Forjado

O mais importante sobre as tesouras de poda

As tesouras de poda são equipamentos essenciais para promover o corte de folhas e galhos que estejam em excesso, para que então a planta possa crescer mais forte.

Apesar de haver muitas variações, basicamente existem dois tipos mais comuns de tesouras de poda, sendo eles o bypass e a bigorna. Cada um dos modelos citados se adapta melhor a um tipo de galho.

Há ainda tesouras com cabo extensível, algo extremamente útil no caso de podas em locais mais altos sem a necessidade de usar uma escada.

Mas lembre-se de fazer as coisas corretamente e ver qual a melhor época para fazer a poda das suas plantas.

O que considerar ao comparar uma boa tesoura?

Tanto quem adora cuidar do jardim de casa quanto quem trabalha com jardinagem sabe da importância de algumas atividades como regar, adubar e podar para a saúde das plantas.

Isso é essencial para que as plantas fiquem sempre belas e saudáveis, mas para que isso possa ser feito de forma eficaz é preciso ter os equipamentos adequados.

Mas é preciso ter em mente que a tesoura deve ser apropriada ao tipo de planta que se deseja podar para que a atividade seja efetiva. Por isso a seguir você verá uma guia de compras que vai ajudar muito na sua escolha.

Por que ter uma tesoura de poda? Existem desvantagens?

Sem dúvidas o principal benefício de ter uma tesoura de poda é poder aparar os galhos das plantas para evitar a disseminação de pragas e promover o crescimento sadio dos vegetais.

Em plantas que possuem flores e frutos isso ajuda a melhorar o crescimento dessas partes, deixando a planta mais bonita e mais produtiva.

Apesar de serem desenvolvidas especialmente para diversos tipos de plantas e contribuírem muito com o bem estar dos vegetais, as tesouras de poda tem como desvantagem o fato de que algumas possuem lâminas de aço carbono, que pode enferrujar facilmente.

Quais são os tipos de tesoura de poda?

Escolher corretamente o modelo da tesoura de poda promove o corte eficaz e preciso dos galhos sem causar prejuízo ao vegetal.

Entre os modelos mais comuns está a tesoura de corte cruzado ou bypass, que por ser mais precisa é mais aconselhada para o corte de galhos verdes. Devido à precisão, os galhos não são danificados ou amassados.

Existem também as tesouras de poda do tipo bigorna, que possuem lâminas bastante afiadas e, por isso são mais aconselhadas para corte de galhos secos. Devido ao corte e à sua base fixa, o galho é comprimido antes de ser cortado.

Dentro das duas categorias existem ainda algumas variações, como a de comprimento do cabo, que pode em alguns casos ser extensível.

As tesouras de cabo longo podem chegar a até dois metros e, as de cabo extensível podem alcançar alturas elevadas, de até 5 metros.

Há também tesouras de vários tamanhos, sendo os tesourões muito usados no corte de galhos mais grossos. Nesse caso a lâmina é curta e o cabo é grande para reduzir a força necessária para cortar galhos grossos, de até 5 cm de espessura.

Existem ainda no mercado tesouras de poda elétricas, que são usadas em cortes de galhos mais espessos. Elas têm lâminas do tipo bypass e são ótimas porque reduzem muito o trabalho necessário para as podas.

O que comparar nas tesouras de poda?

Depois de conhecer os principais tipos de tesouras de poda, agora é hora de saber quais são as características que você deve comparar na hora de comprar a melhor tesoura para o seu jardim.

Determine os tipos de planta que você quer podar

Antes de mais nada, para comprar a tesoura de poda ideal você precisa saber quais plantas quer cortar, afinal, essa informação é essencial para a escolha do tipo e tamanho da lâmina.

Uma boa dica é que você sempre confirme nas especificações fornecidas pelo fabricante se a tesoura se adapta às plantas que você possui em seu jardim.

A espessura do galho é importante

A espessura dos galhos das suas plantas é mais uma entre as principais informações às quais você deve se atentar. Fique de olho se a tesoura que você pretende comprar suporta a espessura dos galhos.

Caso eles não se combinem, é possível que você estrague a planta ou a tesoura durante uma tentativa de poda.

Tipo de cabo

As tesouras mas tradicionais e simples tem o cabo mais curto e são mais adequadas para plantas menores, que sejam baixas ou médias.

Em contrapartida, se você precisar alcançar galhos mais altos é mais aconselhado que invista em uma tesoura de cabo logo ou ainda extensível, dependendo da sua necessidade.

A vantagem das tesouras de poda extensíveis é que você pode modificar o comprimento do cabo de acordo com a altura da planta, o que é ótimo no caso de locais onde haja grande variação.

Matéria prima usada na fabricação da lâmina

O material usado na fabricação da lâmina das tesouras de poda tem uma relação direta sobretudo com a durabilidade do produto.

As tesouras de aço carbono são mais comuns e, a grande vantagem disso é que o corte é ótimo. No entanto, elas podem enferrujar rapidamente caso não sejam adequadamente cuidadas e armazenadas.

Algumas delas possuem revestimentos que evitam a corrosão, por isso pode ser mais vantajoso investir em uma desse tipo.

Quais são as melhores tesouras e alicates para poda?

Melhores Tesouras de Poda Top de Linha

Como você percebeu, as tesouras de poda não são todas iguais, existem modelos que são muito mais eficientes e resistentes do que outros. Se você quer investir nos melhores itens, veja a seguir quais são eles:

1. Felco F-2 068780 Pruner Clássico

Melhor Tesoura de Poda

  • Diâmetro de corte: 25,4 mm
  • Lâmina: aço temperado
  • Cabo: emborrachado
  • Dimensões (C x L): 23,5 x 10,2 cm

A Felco é uma das maiores empresas de produtos de jardinagem em geral, que já atua há mais de cinquenta anos produzindo itens de alta qualidade.

Entre todos os itens incríveis que a empresa produz, um dos melhores e mais populares é justamente o podador manual clássico.

Produzido na Suíça, este é um dos itens favoritos de horticultores e jardineiros profissionais ao redor de todo o planeta.

Com apenas 20 centímetros de comprimento e 24 gramas de peso, este é um produto que tem tamanho excelente e que é extremamente leve.

Proporcionando um uso mais confortável e uma movimentação suave, esta tesoura de poda conta com uma almofada amortecedora de borracha.

No que diz respeito ao design do produto, o cortador tem uma cabeça de corte angular e alças em um formato adequado.

Isso permite que as mãos e os pulsos fiquem posicionados de maneira correta para que a poda seja realizada sem fadiga e nem lesões.

No entanto, para uma boa execução da poda, é fundamental que se respeite a capacidade máxima de corte, que é de uma polegada.

Isso é suficiente para o corte de plantas lenhosas, como roseiras, por exemplo. Os podadores clássicos e originais da Felco são, realmente excelentes para os diversos trabalhos de jardinagem.

Esta é uma ótima ferramenta para trabalhos de poda mais leves, que possui uma excelente durabilidade e resistência.

E se você observar bem, vai perceber que até mesmo a embalagem é pensada para proporcionar um uso mais prático.

Ela é resistente, e você pode aproveitar para armazenar a tesoura de poda de forma simples e segura.

A empresa também disponibiliza aos usuários muitas informações sobre cuidados, afiação e manutenção do produto.

Para um corte preciso, as lâminas do podador são fabricadas em aço temperado, seguindo os rigorosos padrões de produção suíços.

A afiação da lâmina de desvio é feita com bisturi, proporcionando um fio muito mais durável. Paralelamente a isso, a lâmina mais grossa é praticamente indestrutível.

Outro ponto positivo deste produto é que a lâmina do gancho possui uma das bordas levantadas, evitando assim que ela grude quando a planta solta seiva. Assim é bem mais rápido e fácil fazer o corte.

2. Tramontina Tesourão de Poda Tipo Bypass

Melhor Tesoura para Poda de Galhos Grossos

  • Diâmetro de corte: 35 mm
  • Lâmina: aço carbono
  • Cabo: emborrachado
  • Dimensões (C x L): 46,5 x 23 cm

A Tramontina é uma das maiores fabricantes de produtos para casa e jardinagem, que também criou uma linha incrível de tesouras para poda.

Entre todos os produtos disponíveis, esta é uma das melhores, por conta das suas características, como o cabo telescópico extensível, que pode ir de 46,5 cm até 78 cm. Assim, é possível alcançar até mesmo os galhos mais altos.

Para uma excelente precisão de corte, este modelo conta com lâminas de aço carbono, que são super eficientes e mantêm o corte por muito mais tempo.

Esta é uma das melhores tesouras de poda para gramas e arbustos, sendo um modelo bem leve, que conta ainda com cabo em nylon termoplástico, que permite um uso ainda mais confortável.

Para garantir a segurança dos usuários, este modelo possui uma trava que evita acidentes. Além disso, as lâminas giratórias possuem nove opções de posição da lâmina, de modo que a tesoura consegue se adaptar a qualquer contorno que você imaginar.

O sistema de articulação também ajuda a concentrar melhor a força para o corte, além de que a tesoura se adapta perfeitamente ao diâmetro da planta que será cortada, desde que seja até 35 mm.

Visando proporcionar um uso altamente confortável, a tesoura possui empunhaduras ergonômicas emborrachadas.

O modelo é indicado inclusive para uso profissional, pois conta com a tecnologia Bypass, ou corte cruzado.

Enquanto se realiza o corte, a lâmina e a contra-lâmina se cruzam, o que leva a um corte muito mais preciso e livre de rebarbas.

Assim o galho não fica com marcas e ainda consegue se recuperar bem mais facilmente. Por isso, esta tesoura pode ser usada também em galhos verdes.

3. Okatsune Tesoura de Poda ‎7725AI

Melhor Tesoura de Poda com 2 Molas

  • Diâmetro de corte: 25 mm
  • Lâmina: aço
  • Cabo: emborrachado
  • Dimensões (C x L): 19 x 5 cm

A Okatsune é uma das maiores empresas fabricantes de produtos como tesouras de jardinagem, com excelente qualidade e tecnologias exclusivas.

O principal diferencial da empresa é a utilização do aço Izumo Yasugi em todas as suas ferramentas.

Este é um material altamente resistente, que costuma inclusive ser usado em espadas de samurai, tal é a sua qualidade.

O modelo é compacto, tendo apenas 19 centímetros de comprimento e 5 centímetros de largura.

Mesmo assim, possui um ótimo corte e é altamente eficiente para galhos que tenham até 25 mm.

Por ser uma das melhores tesouras de poda com tecnologia bypass, ela pode ser utilizada também em galhos verdes.

Por fim, vale dizer que o modelo conta com uma trava de segurança que impede possíveis acidentes relacionados ao corte.

Melhores Tesouras de Poda Custo-Benefício

Entre os diferentes modelos de tesouras de poda existentes no mercado atualmente, muitos apresentam um custo-benefício excelente. Se você busca por um modelo assim, veja a seguir algumas sugestões:

4. Tramontina Profissional Sweet Garden

Melhor Tesoura de Poda Custo-benefício

R$ 76,74 R$ 84,88
  • Diâmetro de corte: 20 mm
  • Lâmina: aço alto carbono
  • Cabo: emborrachado
  • Dimensões (C x L): 20,1 x 5,7 cm

Se você está procurando por um dos melhores alicates para podar, que seja resistente e de alta qualidade, esta é uma ótima opção.

Fabricada pela Tramontina, esta tesoura carrega a garantia de uma das marcas líderes do mercado nacional.

Para garantir a qualidade do corte, este modelo tem lâmina de aço alto carbono, que é mais resistente em relação ao baixo ou médio.

Para uma maior ergonomia, este produto tem cabo de alumínio, com revestimento de borracha, que oferece maior firmeza durante o manuseio.

A trava de segurança evita uma movimentação acidental que possa ocasionar um acidente. Dessa forma, esta ferramenta se torna mais segura para os usuários.

Com um excelente custo-benefício e um tamanho compacto, esta é uma das melhores tesouras de poda para cortar galhos de até 20 mm.

5. Vonder Tp 3208

Melhor Tesoura para Poda 8″ Uso Geral

  • Diâmetro de corte: não informado
  • Lâmina: aço forjado
  • Cabo: nylon
  • Dimensões (C x L): 26 x 10 cm

A Vonder é mais uma das melhores e mais tradicionais marcas de produtos de jardinagem e ferramentas diversas.

Como uma das marcas mais completas que existem no mercado nacional, esta conta com uma ampla gama de produtos, como furadeiras, lixadeiras, marteletes, entre outros.

Existem também diversas tesouras de poda e, neste modelo, a empresa conseguiu aliar perfeitamente a simplicidade com funcionalidade.

A lâmina em aço forjado é bastante eficiente. E graças à tecnologia bypass, o modelo faz cortes por meio do movimento cruzado das duas lâminas.

Com isso, o modelo é ideal para o corte de galhos verdes, já que a forma de corte proporciona uma cicatrização bem mais simples.

O cabo com revestimento emborrachado é ergonômico, prático e contribui para uma maior firmeza durante o manuseio.

Em relação à segurança, este produto conta com uma trava que evita o acionamento acidental, evitando assim machucados e problemas do tipo.

Seu cabo emborrachado confere uma boa firmeza durante o manuseio. Esta ferramenta possui trava de segurança para evitar o uso acidental.

Com 26 centímetros de comprimento, esta é uma tesoura relativamente pesada, que tem 242 gramas. Mesmo assim, por ser curta e ergonômica, o corte é confortável.

6. Trapp TS-3124

Tesoura Poda Profissional Aço Forjado

  • Diâmetro de corte: 18 mm
  • Lâmina: aço forjado
  • Cabo: vinil
  • Dimensões (C): 20,5 cm

A Trapp é uma das grandes empresas especializadas na fabricação de equipamentos de jardinagem.

Isso inclui ancinhos, roçadeiras, cortadores de grama e outros itens relacionados que contribuem para trabalhos bem mais simples e rápidos no jardim.

Com lâmina em aço forjado e cabo de vinil, este é um produto considerado simples. No entanto, ele é bastante eficiente em relação ao que se propõe.

Por ser um modelo do tipo bypass, esta é uma tesoura excelente para se fazer cortes precisos e seguros, inclusive em plantas que estejam com os galhos verdes.

O diâmetro de corte chega a no máximo 18 mm, não sendo dos melhores, mas ainda assim o custo-benefício do modelo é muito bom.

A trava de segurança deste modelo também é muito boa, evitando cortes acidentais que possam vir a acontecer.

7. Palisad 605038

Tesoura de Poda Pequena

R$ 21,90 R$ 27,90
  • Diâmetro de corte: 15 mm
  • Lâmina: aço com revestimento oxidado
  • Cabo: emborrachado
  • Dimensões (C x L): 18 x 5 cm

Para quem busca por uma tesoura de poda mais simples e compacta para o corte de plantas menores, este pode ser o produto certo.

Com um preço bem acessível, o modelo fabricado pela Palisad é uma ótima escolha para quem precisa de um item de qualidade.

Por ser do tipo bypass, as lâminas se cruzam e, dessa maneira, o corte é mais eficiente. Além disso, esta tecnologia é ótima para o corte de galhos verdes também.

Como foi dito, o modelo é mais simples e compacto, de modo que se deve respeitar a espessura máxima dos galhos em 15 mm de diâmetro.

Outro ponto positivo desta tesoura de poda Palisad é que a lâmina é de aço e conta com uma proteção adicional contra a corrosão.

Isso aumenta muito a durabilidade da lâmina, uma vez que mesmo que esteja em contato com a umidade, ela não enferruja.

Para uma melhor ergonomia e conforto, este modelo conta com cabo emborrachado, que além de ser mais macio, evita deslizamentos durante o uso.

Outra questão relacionada com a segurança é a presença de trava, que evita que ocorra o acionamento acidental das lâminas, provocando cortes indesejados.

Tesouras de Poda Baratas

Para quem está procurando pelas melhores tesouras de poda e não deseja gastar muito na compra do produto, também temos algumas sugestões. Conheça os produtos a seguir:

8. Vonder Tesoura para Poda 8.1/2″

Tesoura para Podas em Geral

  • Diâmetro de corte: não Informado
  • Lâmina: aço forjado
  • Cabo: emborrachado
  • Dimensões (C): 21,5 cm

As tesouras de poda Vonder estão entre as melhores que existem atualmente no mercado, e este é um modelo simples, indicado para podas em geral.

Este é um modelo que possui cabo anatômico emborrachado, que além de proporcionar mais conforto durante o uso, também evita acidentes.

A borracha proporciona uma melhor aderência das mãos, permitindo assim movimentos mais firmes e rápidos.

Por mais que o modelo seja descrito como para uso geral na jardinagem, muitas pessoas gostam desta tesoura para cuidar de bonsai.

Com ela é possível podar galhos e ramos mais grossos, até mesmo nos locais onde os alicates lateral e côncavo não alcançam.

É possível usar o modelo também para fazer o transplante, mesmo que as raízes estejam mais grossas. Assim você não precisa usar os seus alicates, correndo o risco de estragá-los.

Considerada uma tesoura de poda pesada, este modelo tem 326 gramas, proporcionando boa firmeza nos movimentos.

Fabricada em aço forjado, esta é uma tesoura bem resistente e que possui uma excelente durabilidade.

A mola ajuda a impulsionar os movimentos, tornando o corte bem mais simples, ao mesmo tempo em que a trava de segurança evita acionamento acidental e cortes indesejáveis.

9. Tramontina ‎78304-511

Tesoura de Poda Leve

R$ 49,70 R$ 59,90
  • Diâmetro de corte: 17 mm
  • Lâmina: aço especial temperado
  • Cabo: emborrachado
  • Dimensões (C x L): 21 x 6 cm

Se você reconhece a qualidade e tradição dos produtos Tramontina e está em busca de uma das melhores tesouras de poda do momento, provavelmente vai gostar deste produto.

O modelo é considerado profissional e conta com uma lâmina metálica de alta qualidade, capaz de realizar cortes bastante eficientes.

O cabo, por sua vez, conta com revestimento de plástico, contribuindo para proporcionar mais conforto no momento do uso.

Para o seu tamanho, esta é considerada uma tesoura leve, permitindo assim uma maior agilidade de movimentação das mãos, uma vez que o modelo tem 21 centímetros de comprimento e pesa apenas 231 gramas.

As lâminas em aço especial temperado possuem um fio excelente, de modo que seja possível obter corte mais macio e preciso. Além disso, o fio dura por mais tempo.

Com uma estrutura maciça de alumínio injetado, este é um modelo de tesoura que conta com ajuste de aproximação entre as lâminas.

O cabo anatômico é ergonômico, contribuindo assim para uma pegada bem mais confortável para quem está usando a tesoura.

Quando o objeto não estiver em uso, é possível manter as lâminas fechadas usando a trava de segurança.

O modelo é muito eficiente no corte de galhos que tenham até 17 mm e, graças à tecnologia bypass, a tesoura consegue cortar super bem os galhos verdes.

Isso porque as lâminas se cruzam para fazer o corte, de modo que não ficam rebarbas e nem marcas no galho, proporcionando assim uma cicatrização mais eficiente.

Esta é uma das melhores tesouras para poda, sendo indicada para plantas frutíferas, flores diversas e plantas ornamentais.

10. Tramontina Tesoura Para Cerca Viva

Tesoura para Poda Boa e Barata

R$ 40,04 R$ 51,70
  • Diâmetro de corte: não informado
  • Lâmina: aço temperado
  • Cabo: madeira envernizada
  • Dimensões (C x L): 48,3 x 15,8 cm

Ter um jardim impecável é uma parte importantíssima dos cuidados com a casa. Então, se você tem uma cerca viva, agora poderá manter ela muito mais bonita e agradável sem dificuldades.

Todo ambiente precisa de um leve toque de natureza, com flores e plantas em geral. Mas é necessário que elas estejam bem cuidadas para que o efeito não seja o contrário.

Sendo assim, os itens do seu jardim precisam de manutenção frequente. E para isso, você precisa contar com as ferramentas certas ou não conseguirá fazer o trabalho adequadamente.

Então, um dos itens que você precisa ter na sua casa é esta tesoura específica para cerca viva da Tramontina, que possui uma lâmina serrilhada e cabo de madeira.

A lâmina serrilhada tem alta qualidade e torna bem mais simples o corte ou o desbaste da grama e dos arbustos.

Esta é uma das melhores tesouras de uso geral, que pode ser usada para aparar, podar e também dar um belíssimo acabamento para o jardim.

Outro fator positivo deste produto é que todo o corpo da tesoura é temperado, de modo que possa ter uma resistência muito superior e um menor desgaste, mesmo com uso frequente.

A lâmina serrilhada é excelente para o corte de galhos menores. E graças à afiação CNC, o fio é mais durável e o corte é macio e preciso.

O cabo é resistente e bonito, mas o melhor de tudo é que a madeira utilizada é de fonte renovável. O acabamento de verniz o deixa ainda mais bonito.

Mesmo pesando 612 g, esta é uma tesoura bastante confortável, que tem um formato ergonômico e se ajusta perfeitamente às mãos durante o uso.

Conclusão

As tesouras de poda são itens essenciais para todas as pessoas que adoram cuidar das suas plantas ou para quem tem a jardinagem como ofício.

No entanto há muitas variações entre modelos, tamanhos e outras características que devem ser consideradas na escolha.

Neste artigo você viu quais são as melhores tesouras de poda em 2024 e como escolher a melhor para as suas plantinhas.

E aí, está pronto para ter um jardim perfeito?

4 comentários em “Melhores Tesouras de Poda”

  1. Teu conteúdo é de grande ajuda, agora já estou mais bem informado e posso escolher minha tesoura de poda com confiança,obrigado.

    Responder
    • Olá Giovani!
      Obrigado pela dica, já incluí aqui como dica para nossa redação testar, avaliar e quem sabe incluir ela futuramente em nosso ranking.
      Grato pela sugestão e assim que tivermos novidades, iremos atualizar o artigo com os novos modelos.
      Abraço e tenha uma boa semana!

      Responder
Deixe um comentário