Em países quentes como o Brasil, contar com bons ventiladores é praticamente obrigatório para conseguir manter o conforto e o bem estar, então confira hoje quais são os melhores ventiladores de mesa.
Mas existem diversos tipos de ventiladores, incluindo os de mesa, de coluna, de teto, entre outros.
Além disso existem muitos modelos de diversos fabricantes nacionais e internacionais. Por isso pode ser bem difícil escolher o melhor produto para cada situação.
Melhores Ventiladores de Mesa em 2024
Mondial Turbo VTX-40-8P-RL | Melhor Ventilador de Mesa | Ver na Loja | |
Arno Silence Force VF55 | Melhor Custo Benefício | Ver na Loja | |
Vornado CR1011625 | Melhor Circulador de Ar de Mesa | Ver na Loja | |
Mondial NV-15-6P FB | Ventilador de Mesa Bom e Barato | 11% OFFVer na Loja | |
Arno Vf30 | Ventilador de Mesa de 30cm | Ver na Loja | |
Philco Pvt400az Turbo | Ventilador de Mesa de 40cm | Ver na Loja | |
Britânia Mega turbo 50 | Ventilador de Mesa de 50cm | Ver na Loja |
Sendo assim, o melhor a fazer é compreender as principais informações técnicas para fazer a comparação correta dos diferentes modelos disponíveis.
Então acompanhe este artigo e veja quais são os melhores ventiladores de mesa do ano disponíveis no mercado.
O que levar em conta na escolha entre os melhores ventiladores de mesa?
Ventiladores são equipamentos elétricos que já há muitos anos contribuem para proporcionar maior conforto térmico às pessoas, seja em casa, no trabalho ou em momentos de lazer.
Durante o verão, com a chegada das altas temperaturas, fica muito difícil ficar sem um ventilador. Então, se você precisa adquirir um produto desse tipo, veja a seguir quais características é preciso observar.
Além dos ventiladores, os melhores aparelhos de ar condicionado split também são boas opções, confira!
Qual é o melhor modelo?
Entre os diferentes tipos de ventiladores, os principais são os portáteis, de mesa ou de coluna. Basicamente a maior diferença entre os dois modelos é a altura da hélice.
Os ventiladores com controle de altura são os melhores pra serem colocados no chão em ambientes como sala de estar, quarto e até em escritórios onde não haja ventilador de teto.
Por outro lado, os ventiladores de mesa, como o próprio nome sugere, devem ser colocados sobre uma mesa ou algum outro apoio para que ventilem na direção das pessoas.
Caso não haja essa possibilidade, é preciso inclinar o aparelho para cima de modo que a ventilação vá na direção adequada.
De maneira geral os ventiladores de mesa são mais adequados para ventilar regiões pequenas, enquanto que os de coluna são melhores para a ventilação de ambientes maiores como um todo.
Para refrescar adequadamente o seu ambiente, é importante seguir essas 3 dicas para usar o ventilador, não deixe de dar uma lida no link e garantir que você está seguindo essas regrinhas de ouro.
Tamanho das pás
As pás ou hélices dos ventiladores domésticos geralmente variam entre 30 e 50 centímetros e, elas devem ser analisadas de acordo com a área que se deseja ventilar.
As pás de 30 centímetros são adequadas para cômodos pequenos ou, para quando o direcionamento do vento é feito para uma região bem restrita.
Para cômodos maiores ou para manter mais pessoas refrescadas simultaneamente, o melhor é optar por ventiladores com pás entre 40 e 50 centímetros.
Mas leve em consideração também que pás maiores exigem mais força do motor e, por isso quanto mais longas, mais barulho o equipamento tende a fazer.
Se atente à vazão de ar para ter mais vento
Como o nome sugere, vazão de ar diz respeito à quantidade de ar que o ventilador é capaz de mover. A medida é feita em m³ (metros cúbicos) por segundo.
Geralmente esse valor é alterado por fatores como a potência do motor, o número de pás e o tamanho das hélices.
Essa informação nem sempre é exibida claramente pelos fabricantes, mas ela está sempre presente no selo do Inmetro – Procel.
Vale salientar aqui que não é sempre que um equipamento mais potente tem maior vazão, por isso o melhor é observar essa característica especificamente.
Economia de energia e selo Procel
Em geral os ventiladores não são os principais responsáveis pelas contas de energia elétrica de valor elevado.
No entanto, considerando que o equipamento geralmente fica ligado por muitas horas durante o dia e a noite, o melhor a fazer é adquirir apenas produtos com selo A Procel.
Isso indica que o ventilador escolhido tem baixo consumo de energia elétrica e, vai te ajudar a economizar na conta de luz.
Lembre-se de que a potência do equipamento influencia diretamente o consumo, então fique sempre ligado nessa questão.
Além do próprio selo, você deve observar o consumo médio em kilowatts/hora para saber o quanto de energia o equipamento consome precisamente.
Voltagem
Atualmente, alguns ventiladores são bivolt, mas a maioria ainda é 110 ou 220 volts. Sendo assim é preciso que você fique atento a esse detalhe antes de fechar a compra ou terá que se preocupar com a troca do produto posteriormente.
Lembrando que um aparelho 110 em uma tomada de 220 volts pode queimar e, um de 220 em uma tomada de 110 volts não vai funcionar corretamente.
Funcionalidades que proporcionam maior conforto
Assim como os demais equipamentos eletrônicos, os ventiladores vêm evoluindo muito nos últimos anos e, atualmente contam com tecnologias que ajudam muito no dia a dia das pessoas.
Alguns produtos, por exemplo, possuem compartimento para repelente de insetos, contribuindo assim para manter o ambiente livre dessas pragas.
Além disso existem ventiladores com timer para desligamento automático e outros que possuem controle remoto para controle à distância.
Mas a cada função adicionada os produtos ficam mais caros e, também correm mais risco de se quebrarem. Por isso você precisa analisar quais funções são realmente úteis para o seu dia a dia. Em algumas situações um ventilador de mesa comum é a melhor opção.
Quais são os melhores ventiladores de mesa para sua casa?
Ventiladores são equipamentos essenciais para enfrentar as temperaturas altas, mas para conseguir uma boa eficiência é preciso saber escolher um modelo adequado para cada situação específica.
Além disso existem muitos produtos que não são tão bons. Então, para te ajudar a acertar na escolha segue abaixo uma lista com os melhores ventiladores do mercado.
1. Mondial Turbo VTX-40-8P-RL
Melhor Ventilador de Mesa
- Potência em watts: 140 watts
- Número de lâminas: 8
- Repelente: garante proteção para sua família contra insetos
Esse ventilador Mondial de mesa com 8 pás e 140W de potência é excelente para manter até ambientes maiores bem ventilados.
Além disso, para uma maior praticidade esse modelo conta com reservatório para repelente líquido, que permite a troca simples e rápida do refil.
As oito pás do sistema de hélices fornecem uma grande vazão de ar proporcionando um produto com excelente eficiência.
Para que seja possível controlar melhor o conforto térmico, o ventilador possui três velocidades e regulação da inclinação para melhor direcionamento do fluxo de ar.
2. Arno Silence Force VF55
Melhor Custo Benefício
- Sistema de Repelente Líquido: Compatível com todos os frascos de repelentes do mercado
- Número de lâminas: 6
- Função Power Zone
O Ventilador Arno Silence Force Repelente Líquido além de ser eficiente para a ventilação até mesmo de ambientes maiores, é também uma ótima opção para proteger a todos contra os insetos que transmitem doenças como Dengue, Chikungunya e Zika vírus.
Com um ótimo sistema de ventilação, o repelente também é distribuído de forma eficiente por todo o ambiente e, por isso é mais vantajoso em relação aos produtos que ficam fixos na parede.
Esse produto conta com a tecnologia Arno Silence Force, que proporciona um excelente desempenho com níveis de ruído bem reduzidos.
Ele conta com 6 pás e três velocidades, além da Power zone, que concentra o ar onde é mais necessário. Assim esse produto consegue ventilar com eficiência e sem te atrapalhar com o barulho do motor.
Por fim, você pode controlar tanto a inclinação vertical quanto a horizontal para ajustar o produto às suas necessidades.
3. Vornado CR1011625
Melhor Circulador de Ar de Mesa
- Dimensões: 17,8 x 24,5 x 28,7 cm
- Peso: 1,78 Kg
Se você está em busca de um ventilador de mesa eficiente e compacto, o Vornado é uma boa opção a se considerar.
Ele possui uma alta eficiência de ventilação e ajuste do fluxo de ar em três velocidades diferentes, além de ser multidirecional. Isso faz com que o ar seja bem distribuído por todo o ambiente.
Além disso este ventilador possui motor silencioso, que não incomoda mesmo quando é colocado na velocidade mais alta.
Por fim, ele se mostra econômico e, é fácil de limpar, o que ajuda em muito no dia a dia.
4. Mondial NV-15-6P FB
Ventilador de Mesa Bom e Barato
- Potência em watts: 50 watts
- Número de lâminas: 6
- Uso em mesa ou parede
O ventilador Mondial de 30 cm é um excelente produto, que oferece qualidade e que tem um custo menor em relação aos demais concorrentes do mesmo padrão.
Por ter seis pás de 30 centímetros ele é ideal para ambientes menores, mas devido à alta eficiência ele consegue ventilar bem em cômodos como quartos e salas.
Inclusive essa é uma boa opção para escritório e quarto porque ele tem baixa emissão de ruído. Sendo assim o barulho desse ventilador não vai te atrapalhar durante o trabalho ou na hora de dormir.
Ele permite também o movimento com ou sem oscilação, além do ajuste vertical para melhor direcionamento da corrente de ar.
5. Arno Vf30
Ventilador de Mesa de 30 cm
- Potência em watts: 60 Watts
- Número de lâminas: 6
- Sistema Power Zone
A Arno é uma das principais fabricantes de ventiladores no Brasil e, os seus produtos são conhecidos pela qualidade eficiência e baixa emissão de ruídos. Essa última característica se deve sobretudo à tecnologia Silence Force.
Esse modelo especificamente conta com seis pás e três velocidades e, por isso é adequado para qualquer tipo de necessidade.
Além disso a Power Zone concentra o fluxo de ar em uma região específica e, você ainda pode fazer mais ajustes usando a inclinação e a oscilação horizontal.
A limpeza também é simplificada nesse modelo, visto que ele é totalmente desmontável com apenas um clique. Assim as grades podem ser facilmente removidas. E na hora de guardar ou transportar o produto, o porta fios faz toda a diferença.
6. Philco PVT400az Turbo
Ventilador de Mesa de 40 cm
- Potência em watts: 155 Watts
- Número de lâminas: 6
- 3 velocidades
O Ventilador Philco PVT400 Turbo conta com uma hélice de seis pás de 40 centímetros e um sistema oscilante que garantem a alta eficiência do produto.
O equipamento possui 155 watts de potência, que conferem a ele uma excelente performance mesmo na velocidade menos intensa.
Para se ajustar às necessidades de cada indivíduo e em todas as situações, o aparelho possui três velocidades, além da regulagem da inclinação vertical para melhor direcionamento do fluxo de ar.
Ele conta também com um fusível térmico de segurança, que torna o seu uso muito mais tranquilo para toda a sua família.
7. Britânia Mega turbo 50
Ventilador de Mesa de 50 cm
- Potência em watts: 130 Watts
- Número de lâminas: 6
- Com fusível térmico de segurança
O ventilador Mega Turbo 50 Britânia é um equipamento super eficiente, que conta com pás de 50 centímetros de comprimento, que distribuem o ar uniformemente até em áreas maiores.
As seis hélices e as três velocidades diferentes são tudo o que você precisa para o seu conforto térmico e o de toda a sua família.
Ele conta com um sistema oscilante, que em conjunto com a regulagem vertical de inclinação proporciona um melhor direcionamento do fluxo de ar. Assim você vai ficar confortável até mesmo nos dias mais quentes do ano.
Isso permite também que o equipamento seja utilizado tanto no chão quanto na mesa. E para garantir a sua segurança o aparelho possui um fusível térmico.
Por fim, sempre que for necessário higienizar esse ventilador, você não terá problemas visto que ele é facilmente desmontável.
Conclusão
Em locais quentes como o Brasil, os ventiladores podem ser os melhores companheiros de qualquer pessoa durante os dias e noites de verão.
Mas diante de tantas marcas e modelos diferentes pode ser bem difícil conseguir escolher o equipamento mais adequado para cada situação.
É preciso saber quais características observar e, também compreender quais especificações são mais vantajosas em cada situação.
Mas depois de ler este artigo você já está pronto para fazer uma boa escolha. E se mesmo assim ainda estiver com dúvidas, opte por um dos aparelhos da nossa lista de melhores ventiladores do ano, que você não vai se arrepender.