Melhores Cafeteiras Francesas

Se você busca por uma forma de fazer café sem precisar de cápsulas ou depender de energia elétrica, as melhores cafeteiras francesas podem ser a melhor alternativa.

Para muita gente, preparar um café é realmente um ritual que faz parte da rotina. E se você é uma dessas pessoas que não começam o dia sem um bom café, precisa conhecer esse produto.

Com processo simples e inteiramente manual, o preparo do café por esse método, é um dos mais elegantes que se conhece.

Basicamente, o êmbolo possui um filtro, bastando assim adicionar água quente para preparar o café através de infusão, como acontece com os chás.

Inclusive, as prensas francesas não servem apenas para o café, sendo também muito úteis para chás e ervas.

Ecológico e versátil, esse produto está cada vez mais comum. Por isso, existem várias marcas e modelos disponíveis.

Então como escolher a melhor opção? Acompanhe este guia para saber tudo sobre as cafeteiras francesas e descobrir quais são as melhores disponíveis.

Melhores Cafeteiras Francesas de 2024

Bialetti French Press Preziosa ‎06860Bialetti French Press Preziosa ‎06860Melhor Cafeteira FrancesaVer na Loja
Frieling USA 202Frieling USA 202Melhor Cafeteira Francesa Aço InoxidavelVer na Loja
BODUM Brazil French Press 10948-294BODUM 10948-294Melhor Cafeteira Francesa Design FuncionalVer na Loja
Mimo Style ‎AFP350Mimo Style ‎AFP350Melhor Cafeteira Francesa Custo BenefícioVer na Loja
Wari Cafeteira/CremeiraWari Cafeteira/CremeiraCafeteira Francesa Boa e BarataVer na Loja
Maxwell & Williams Blend Mondo ‎JD0004Maxwell & Williams Blend Mondo ‎JD0004Cafeteira Francesa Boa e Bonita18% OFFVer na Loja
Zyliss HotMug ‎E990001UPrensa Francesa para ViagemVer na Loja
Casita Cremeira Café GourmetCasita Cremeira Café GourmetCafeteira Prensa Francesa Prática e Versátil9% OFFVer na Loja

Como funcionam as cafeteiras francesas?

Também conhecidas como prensas francesas, as cafeteiras francesas são utensílios que permitem o preparo do café por meio do método de infusão.

Para isso, ela é composta por um recipiente cilíndrico de vidro, que possui um êmbolo, geralmente de aço inox.

Nessa peça interna, existe ainda um filtro, geralmente também de aço inox, que pode ter mecanismos diversos para evitar que o café escape.

Essa forma de preparo é muito boa porque proporciona uma infusão mais densa usando água e pó de café.

A vantagem aqui é obter um café mais encorpado, visto que a água entra em contato direto com o pó, sem necessitar do uso de um filtro.

Isso ocorre porque a tela de metal é bem fininha e não absorve os óleos essenciais. Assim, essas substâncias ficam presentes na bebida, deixando-a mais cheirosa e encorpada.

A concentração de óleos essenciais no café preparado com as cafeteiras francesas é, inclusive, bem superior em relação ao expresso.

No entanto, é preciso consumir a bebida imediatamente após o preparo ou ela acaba ficando mais amarga.

Em relação ao funcionamento, basta adicionar o pó de café ao filtro e despejar água quente no reservatório.

Depois deixa-se um pouco em infusão antes de consumir a bebida. E vale dizer, que quanto mais lento for o processo, mais os óleos essenciais ficam preservados e, mais encorpado fica o café.

Por fim, é preciso salientar que as prensas servem também para o preparo de outras bebidas, como chocolate quente e chá.

Conheça também quais são outros modelos dentre as melhores cafeteiras para garantir seu café sempre quentinho e saboroso.

Como surgiram as prensas francesas?

Cada vez mais as cafeteiras francesas estão ficando conhecidas, mas a história delas é bastante antiga.

Os relatos sobre o surgimento do produto remontam do ano de 1852, quando um ferreiro francês fabricou um utensílio de vidro de formato cilíndrico, com um pistão no meio.

Quando o pistão era abaixado, obtinha-se um delicioso café na parte de cima. Esse foi o primeiro produto a se assemelhar ao item que conhecemos atualmente.

Com o tempo, ela passou por algumas modificações, inclusive a respeito do material com que é fabricada.

Atualmente, as cafeteiras francesas são produzidas em vidro borossilicato e aço inoxidável.

A primeira patente de um produto desse tipo foi obtida por Attilio Calimani em 1929 na Itália. Mas o modelo francês foi o que se consolidou em todo o mundo.

A patente dele foi requerida por Faliero Bondani em 1958. Esse produto inspirou todos os demais que surgiram posteriormente.

Vale a pena usar as cafeteiras francesas para as bebidas?

Muita gente que pensa em comprar cafeteiras francesas fica em dúvidas se vale a pena investir nesses produtos.

É claro que isso depende do perfil do consumidor, mas geralmente as prensas são práticas, funcionais e bem simples de se usar.

Deve-se considerar que o manuseio é simples e, o processo não depende de energia elétrica e nem necessita de filtros de papel comuns.

Por isso, pode-se dizer que ela é ambientalmente correta. Ademais, produz um café delicioso, de aroma e sabor marcantes.

Por outro lado, é preciso saber preparar o café adequadamente e, fazer o procedimento lentamente para obter êxito.

Se você quiser um café realmente maravilhoso, precisa moer os grãos na hora de comer. Para isso, precisaria de um moedor de café.

Ela é adequada para pequenas quantidades de café e, devido aos óleos aromáticos, o sabor pode não agradar algumas pessoas. É também recomendado o consumo imediato.

Sendo assim, antes de escolher um produto, é bom avaliar as suas necessidades e o seu perfil como consumidor de café.

Procedimento para preparo da bebida

Você está em dúvidas sobre como preparar a bebida usando cafeteiras francesas? Então veja a seguir o passo a passo:

  1. Antes de tudo, escalde a cafeteira. Coloque água quente e, depois jogue fora;
  2. Escolha um pó de café mais grosso, ou opte por moer os grãos na hora. Quanto mais espesso for o pó, mais encorpada será a bebida. Então, coloque 10 gramas para cada 200 mL de água;
  3. Aqueça a água até aproximadamente 90°C, ou seja, deixe-a em ponto de fervura;
  4. Adicione a água na cafeteira e mexa com uma colher que não risque ou danifique a cafeteira;
  5. Tampe a prensa e espere cerca de 4 minutos;
  6. Empurre o êmbolo para prensar o café;
  7. Sirva a bebida e consuma imediatamente.

Viu só como é simples usar as cafeteiras francesas? Você só precisa ter um pouco de paciência para esperar a bebida ficar pronta.

Fatores para comparar os diferentes produtos

Se você pretende adquirir uma entre as melhores cafeteiras francesas do momento, precisa buscar um produto que seja resistente e que tenha uma boa capacidade para as pessoas que moram com você.

Então, para você não errar na compra, veja a seguir as principais dicas para escolher o modelo ideal.

Verifique a Capacidade da Cafeteira

Antes de mais nada, você precisa escolher uma entre as melhores cafeteiras francesas observando se a capacidade é compatível com o que você precisa.

Na maioria dos produtos, essa característica varia entre 350 mL e 1 litro. Lembrando que não é recomendado armazenar a bebida, você precisa definir quantas pessoas pretende servir de uma só vez.

 Um modelo com menos do que 500 mL é a melhor opção para até 3 pessoas, visando evitar desperdícios.

Mas se você quer reunir a família ou amigos para um café da tarde, é melhor adquirir um modelo que tenha 1 litro de capacidade, para não deixar ninguém de fora.

A vantagem dos modelos maiores é que se você quiser preparar quantidades menores, é possível.

Opte por materiais resistentes e duráveis

Utensílios domésticos são produtos que, quando bem escolhidos, duram muitos anos. No caso das cafeteiras francesas, isso também é uma verdade.

Então, se você quiser um produto com boa durabilidade, precisa escolher materiais resistentes. Na parte externa, o melhor material é o vidro borossilicato.

Esse material resiste bem às temperaturas mais elevadas e, também conserva melhor o calor, prolongando o período em que o café fica quente.

Ademais, ele não se quebra tão facilmente. E para um resultado ainda melhor, você pode selecionar um modelo de vidro duplo.

No filtro, por sua vez, a melhor alternativa é escolher um êmbolo fabricado em aço inox. Além de resistir à oxidação, esse metal não deixa gosto na bebida.

Existem também alguns modelos que recebem um revestimento externo de polipropileno, um tipo de plástico que diminui ainda mais as perdas de calor.

Há também as cafeteiras francesas que possuem detalhes em madeira. Mas é muito importante que esse material esteja apenas na parte de fora para não alterar o sabor da bebida.

Funcionalidade e segurança

Ao escolher uma entre as melhores cafeteiras francesas, dê uma olhada nas opções de funcionalidade e segurança que o produto escolhido possui.

A alça ergonômica é um exemplo de opção que aumenta em muito a segurança durante o uso do produto.

Além disso, ela evita que você deixe a bebida derramar ou que se queime ao verter o café na xícara.

Além das alças, tampas e bases de nylon dão excelentes porque o material resiste bem ao calor e não se aquece facilmente. Com isso, evita que você queime as mãos.

Há opções em que esses itens são fabricados em material plástico, nesse caso, é essencial verificar a resistência ao calor, bem como a ausência de substâncias tóxicas, como o bisfenol-A, que é nocivo.

O misturador também é um dos acessórios extra que deixam as prensas francesas mais funcionais.

Isso porque permitem o preparo de bebidas como o chocolate quente, deixando-as mais saborosas e cremosas.

Há ainda produtos que possuem marcadores de medida, como volume e número de xícaras, na própria jarra. Assim é mais fácil preparar a quantidade adequada.

Lavagem em lava-louças

Usar as cafeteiras francesas é muito bom, mas a hora de lavar pode não ser tão legal assim. Então, se você é da turma que foge da louça, dê uma olhada se a cafeteira escolhida por ir na lavadora.

Isso porque esses produtos são muito sensíveis e se quebram com facilidade. Apesar disso, existem produtos projetados para a lavagem automática.

Vale dizer ainda que existem alguns modelos que podem ir ao micro-ondas. Assim é bem mais fácil esquentar a água de maneira rápida e prática.

Quais são as melhores cafeteiras francesas para obter bebidas deliciosas?

As cafeteiras francesas são utensílios excelentes, práticos e eficientes para o preparo de bebidas deliciosas.

Desde que você escolha um modelo adequado seguindo as recomendações anteriores e escolha uma entre as melhores cafeteiras francesas do mercado.

Mas quais são elas? Veja a nossa lista de modelos selecionados para você ter na sua cozinha e preparar um chá ou café a hora que quiser.

1. Bialetti French Press Preziosa ‎06860

Melhor Cafeteira Francesa

Cafeteira French Press Preziosa, 350 ml, Bialetti

  • Capacidade: 350 mL
  • Material: aço inoxidável 18/10 e alça de nylon
  • Vidro em borossilicato

A Bialetti é uma marca de referência quando se fala no preparo de cafés encorpados e deliciosos. E esse produto fornece uma bebida bem parecida com o café expresso clássico, tão amado pela maioria das pessoas.

O corpo e materiais são perfeitos para uma distribuição bem adequada do calor, fazendo com que o aroma e sabor do café sejam enfatizados.

A válvula patenteada Bialetti é fundamental para um melhor aproveitamento do produto, graças ao uso seguro.

Com capacidade de 350 mL, esse é um produto compacto, que possui grande relevância tecnológica e cultural.

Isso sem falar no design maravilhoso e nos detalhes, que deixam esta cafeteira ainda mais elegante e bonita.

Além de deixar a sua cozinha mais moderna e bonita, esse produto vai surpreender os seus convidados.

2. Frieling USA 202

Melhor Cafeteira Francesa Aço Inoxidável

Frieling USA Cafeteira prensa francesa de aço inoxidável de parede dupla em embalagem sem frustração, polida, 500 ml

  • Capacidade: 500 mL
  • Material: aço Inoxidável 18/10 com parede dupla
  • Filtro com tela dupla

Esta é uma das melhores cafeteiras francesas que você pode adquirir atualmente, pois nesse produto a durabilidade e funcionalidade se fazem presente.

O corpo é todo feito de aço inoxidável de parede dupla, que contribui para a melhor manutenção do calor e, para uma maior resistência.

Tanto o corpo quanto a tampa são isolados, de modo que o calor permanece por mais do que quatro vezes mais tempo.

Outra vantagem nesse produto é que todas as partes podem ir na lava-louças. E o melhor, nem é preciso desmontar o êmbolo para lavar.

Com o sistema de filtragem dupla, você nunca mais vai encontrar grãos de café indesejados na sua xícara.

É possível também preparar um delicioso chá, seguindo o mesmo procedimento.

3. BODUM Brazil French Press 10948-294

Melhor Cafeteira Francesa Design Funcional

BODUM 10948-294, Prensa Francesa Brazil 350ml, Vermelha

  • Capacidade: 350 mL
  • Cor: vermelha
  • Material: moldura de plástico de alta resistência SAN e vidro de borosilicato

Esta cafeteira francesa é um dos principais produtos BODUM, pois é um dos mais vendidos e, leva as principais características da marca: funcionalidade e eficiência por um preço acessível.

Este modelo é fabricado em vidro de borosilicato, que é resistente e ajuda a conservar o calor. Além disso, ele contém um suporte de plástico de ótima qualidade e livre de bisfenol.

Alça, tampa e base são produzidos em polipropileno resistente às altas temperaturas e, que tem ótima durabilidade.

O êmbolo de aço inox é também durável e não libera gosto indesejado na bebida.

4. Mimo Style ‎AFP350

Melhor Cafeteira Francesa Custo-Benefício

O excelente custo-benefício é o ponto forte desta cafeteira.

Ela é fabricada a partir de materiais de qualidade, incluindo o vidro borossilicato, que é mais durável do que o vidro comum, devido ao coeficiente de dilatação inferior.

Com isso, ele não se quebra com facilidade nem em altas e nem baixas temperaturas, o que aumenta em muito a durabilidade da cafeteira.

O mecanismo de uso é bastante simples, e o sistema de filtragem é altamente eficiente. Com isso, você obtém uma bebida saborosa, forte e livre de pó.

O filtro de metal com tela fina é responsável pela filtragem eficiente, mas sem absorver os óleos essenciais que dão sabor e aroma ao café.

5. Wari Cafeteira/Cremeira

Cafeteira Francesa Boa e Barata

Quer ter uma das melhores cafeteiras francesas na sua casa, mas sem gastar muito? Este é um dos melhores produtos que você pode escolher neste caso.

Produzida a partir de materiais como vidro e aço inox, este é um produto excelente, que te permite preparar café e até mesmo capuccino com praticidade.

Com 350 mL de capacidade e um ótimo sistema de filtragem, este produto é bom também para o preparo de chás de saquinho ou com a erva fresca.

Com a cremeira, você consegue preparar um creme de leite perfeito, para isso, basta adicionar a bebida e bombear umas cinco ou seis vezes.

6. Maxwell & Williams Blend Mondo ‎JD0004

Cafeteira Francesa Boa e Bonita

Cafeteira Francesa Blend Mondo 1 Litro Maxwell & Williams

  • Capacidade: 1 Litro
  • Material: tampa de aço inox, corpo de vidro borosilicato e plástico
  • Vai à lava louças

Esta é uma das melhores cafeteiras francesas importadas, seja pelo seu design, eficiência ou pela qualidade.

Este é um modelo que segue os padrões de fabricação para este tipo de produto e, que tem as características necessárias para se preparar um delicioso café, cheio de aroma e sabor.

O corpo é fabricado em vidro borosilicato, que resiste aos extremos de temperatura e não se rompe tão facilmente.

No interior, o êmbolo é de aço inox, que não enferruja e nem solta sabor na bebida. Além disso, as partes plásticas evitam queimaduras e deixam o utensílio mais prático.

7. Zyliss Hot Mug ‎E990001U

Prensa Francesa para Viagem

Prensa francesa Zyliss HotMug para viagem, 12,7 cm, preta

  • Porção individual
  • Material: nylon com parede dupla Livre de BPA
  • Cor: preto

Já imaginou ter uma das melhores cafeteiras francesas para levar com você para qualquer lugar? Dê uma olhada neste produto prático e eficiente.

Em formato de caneca fechada, este é um produto para quem não para. Para usar, é só adicionar o café moído no reservatório e, então adicionar água quente.

Depois de pronto, é só pressionar o filtro, colocar a tampa e consumir a bebida. Tudo muito simples e rápido.

Você também pode usar esta caneca para chá, chocolate quente ou qualquer outra bebida. E o uso é bem seguro, visto que a caneca é livre de substâncias tóxicas.

8. Casita Cremeira Café Gourmet

Cafeteira Prensa Francesa Prática e Versátil

Cafeteira Prensa Francesa Cremeira Café Gourmet 350ml

  • Capacidade: 350 mL
  • Material: estrutura em plástico, corpo de vidro em borossilicato
  • Cor: preto e verde limão

Esta é uma das melhores prensas francesas compactas, que serve para o preparo de até 350 mL de café ou chá.

Você pode usar este item para preparar um delicioso café artesanal, ou ainda, para deixar o leite mais volumoso e cremoso. Isso porque ela funciona como cremeira.

O corpo com detalhes em preto e verde limão é ideal para pessoas e casas modernas.

Conclusão

A cafeteira francesa está entre os principais métodos de preparo de chás e cafés e, se ajusta perfeitamente à maioria dos usuários.

Pode ser que este seja o seu caso, e que após ler este texto você esteja convencido sobre adquirir esse produto.

Se for assim, não se esqueça de observar as questões mais importantes que foram citadas, e lembre-se de escolher o modelo ideal entre as cafeteiras francesas da nossa lista.

Deixe um comentário